Ceratocone
O ceratocone é uma ectasia corneana não inflamatória que afeta a forma da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. Seus sintomas são similares aos provocados pelo astigmatismo .O ceratocone pode ser tanto unilateral como bilateral.
CAUSAS
O ceratocone surge na adolescência, por volta dos 15 anos, mas pode evoluir, em geral até os 40 anos de idade. É mais freqüente em pessoas portadoras de síndromes genéticas, alérgicas e também portadoras de doença como osteogenesis imperfecta e prolapso da válvula mitral.
TRATAMENTO
O tratamento do ceratocone é sempre visando proporcionar boa visão ao paciente. Isso pode ser feito através de correção do grau com óculos, lentes de contato rígidas gás permeáveis, Rose k, Ultracone, entre outras.
Como opção de último tratamento para o ceratocone, pode ser o transplante de córnea Ceratoplastia ou lammelar. Recentemente foi desenvolvida uma nova técnica denominada Anel de Ferrara, onde um dispositivo é implantadao no estroma corneano, com a intenção de corrigir as deformações da córnea.