Presbiopia - Patologias

Presbiopia

Popularmente conhecida como "vista cansada" , Caracteriza- se pela diminuição da capacidade do olho de focalizar de perto em função da idade. Atinge as pessoas, normalmente, a partir dos 40 anos de idade. Os sintomas iniciais são de cansaço e cefaléia e as pessoas procuram afastar os objetos para ver melhor.

A presbiopia é um fenômeno inevitável. Com o avançar da idade, o cristalino perde elasticidade, e o  seu poder de acomodação reduz-se.

CAUSAS
Vários fatores podem causar a presbiopia, entre eles, o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, causando falta de focalização para as imagens de perto. Este processo é progressivo, e piora com o aumento da idade, mas normalmente se estabiliza ao redor dos 60 anos. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente , ao redor dos 35 anos de idade.

TRATAMENTO
A presbiopia pode ser tratada através do uso de lentes corretoras multifocais (lentes multifocais, não corrigem apenas a visão de perto e a de longe, mas também todas as áreas intermediarias. Nessas lentes não se vê a linha de separação), bifocais ou pelo uso de óculos para leitura.

Ainda não existe nenhuma cirurgia para corrigir a presbiopia.