Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) - Patologias

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Paciente com DMRI realizando Fotocoagulação a laser

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma patologia relacionada à idade avançada, onde a mácula, que é a porção central da Retina é afetada e que aos poucos vai comprometendo a parte central da visão.

Existem dois tipos de DMRI: DMRI Seca e DMRI Úmida (Exudativa).

CAUSA
Pesquisadores ainda procuram respostas sobre as causas da DMRI, atualmente é uma das doenças mais pesquisadas, sendo assunto de inúmeros estudos por diversos centros no mundo.

Cuidados alimentares, com controle de ingestão de alimentos gordurosos, parar ou nunca começar a fumar, proteger os olhos contra raios ultravioletas, entre outros cuidados podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a DMRI.

As formas de diagnosticar a DMRI começam com teste de acuidade visual e teste com Grade de Amsler. Depois o paciente realiza um exame chamado mapeamento de retina, se observado alguma alteração, é indicado ao paciente à realização da angiofluoresceina, que é o principal exame para estudos dos neovasos.

TRATAMENTO
As formas de tratamento para DMRI podem ser através de acompanhamento periódico com médico especialista, também, através de fotocoagulação com laser convencional, e Terapia Fotodinâmica (PDT- Photodynamic Therapy), Anti-angiogenicos e Cirurgia Submacular.