Estrabismo - Patologias

Estrabismo

Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de “vesgas”. O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. São três as formas de estrabismo, o mais comum é o convergente que caracteriza-se pelo desvio de um dos olhos para dentro, mas podem ser também divergentes, que é o desvio para fora ou  ainda, verticais quando um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro.

Estrabismo Convergente
 
 
Estrabismo Divergente

 

CAUSAS
O estrabismo é causado pelo desalinhamento de músculos oculares. É mais freqüente ocorrer na infância, mas pode ocorrer também na fase adulta. Atinge de maneira similar homens e mulheres e, em alguns casos, tem caráter familiar.

Nos adultos, o estrabismo pode desenvolver-se através de vários fatores, tais como doenças neurológicas, diabetes, doenças de tireóide, tumores cerebrais e acidentes.

TRATAMENTO
O tratamento do estrabismo pode ser clínico, óptico ou cirúrgico, dependendo da sua causa.

Uma nova modalidade de tratamento está sendo usada, nos dias de hoje, em algumas formas especiais de estrabismo e num selecionado grupo de pacientes. È um tratamento a base de aplicação intramuscular de toxina botulínica tipo A. Este tratamento provoca uma paralisia temporária do músculo e ajuda em alguns casos recomendados de estrabismo.