Mitos e fatos sobre os olhos

Mitos e fatos sobre os olhos

Ler com pouca luz faz mal aos olhos?
Antes da invenção da luz elétrica, as leituras noturnas e outros trabalhos eram feitos à luz de vela ou de lampião. A leitura à luz de velas não prejudicará seus olhos assim como não prejudicou os olhos dos seus antepassados. Da mesma forma que tiras uma fotografia com pouca luz não prejudica a câmera fotográfica.

O uso de óculos que são muito fortes ou têm a prescrição errada faz mal aos olhos?
Os óculos mudam os raios de luz que os olhos recebem, mas não mudam nenhuma parte dos olhos. O uso de óculos que são muito fortes ou errados não prejudicam os olhos de um adulto. Entretanto, podem resultar em uma dor de cabeça temporária. O pior que pode acontecer são os óculos falharem na correção e fazerem o usuário se sentir desconfortável por causa do foco. Mas, não danificam nenhuma parte do olho.

O uso de óculos enfraquece os olhos?
Da mesma forma que não “curam” os erros refrativos, os óculos usados para compensar a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia também não enfraquecem os olhos. Os óculos são um auxilio óptico externo que fornecem uma visão nítida às pessoas com visão fora de foco causadas por erros refrativos. As exceções são os óculos para crianças com estrabismo ou ambliopia (enfraquecimento da visão de um olhos sem que haja lesão na córnea, no cristalino, no humor aquoso ou no nervo óptico, geralmente causado pela diferença de grau de miopia entre um olho e outro). Esses óculos são usados temporariamente para ajudar a acertar os olhos ou melhorar a visão. Se não forem usados quando prescritos pelos oftalmologistas podem levar a uma visão permanentemente defeituosa.

Usar muito os olhos pode “gastá-los”?
Nós não perderemos o olfato se usarmos muito nosso nariz e não perderemos nossa audição se usarmos muito nossos ouvidos. Os olhos foram feitos para ver. Nós não perderemos nossa visão se usarmos os olhos para seu devido propósito.